quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade:2
Atividade:1
Cursista: Ione Alves Nolêto
Data:25/05/2010

O que é hipertexto?

A minha sensação de navegar na internet, na página da Wikipédia foi de perceber que ao digitar uma palavra aparece tudo sobre aquele termo pesquisado. Então o conceito de hipertexto está ligado a uma biblioteca online que dá muitas informações ao mesmo tempo. Até veio em mente lembrança quando cursava o ensino médio que utilizava o almanaque abril como fonte de pesquisa, tinha de procurar um determinado assunto e sublinhava a idéia principal do texto. Era uma leitura que estava em minha mão, mas às vezes não tinha todas as informações que precisava, tendo que buscar em outras fontes e não faz muito tempo assim, percebo que era interessante estudar daquela forma, de ver minhas anotações sobre o assunto estudado.
Hoje vejo que os alunos têm oportunidade de estudar com vasto campo de informações para todos os lados. Às vezes não sabem como tirar beneficio nesse estudo, pois quando trabalham com várias informações ao mesmo tempo, pode tirar atenção deles, mas temos que ter cuidado no direcionamento dessas informações.
Utilizar os recursos tecnológicos na sala de aula exige que o professor tenha conhecimento, onde fica difícil de acompanhar o ritmo veloz da tecnologia, até mesmo porque ele veio fazer parte da informática depois e nosso educando nasceu na era da informática, tendo mais facilidade para manuseá-la.
No entanto o professor deve colocar em seu plano de aula os objetivos claros que ele quer que o aluno aprenda, utilizando essa ferramenta pode planejar aulas com criação de blogs podendo interagir com outros alunos e até mesmo no exterior, no caso do aprendizado em outras línguas, vídeos, msn para debater temas gerais como: aborto, globalização, drogas, podem fazer uma pesquisa antes para discutirem esses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário